Vestígios do Dia (1993)
País: USA, 134 minutos
Titulo Original: The Remains of the Day (Título Original)
Diretor(s): James Ivory
Gênero(s): Drama, Romance
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Festival Robert de Copenhague, Dinamarca
Robert de Melhor Filme Não Americano
Prêmios David di Donatello, Itália
David de Melhor Ator (Anthony Hopkins)
David de Melhor Atriz (Emma Thomson)
Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália
Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (James Ivory)
Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra
Prêmio Filme Britânico do Ano
Prêmio Ator do Ano (Anthony Hopkins)
Prêmio Diretor do Ano (James Ivory)
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA
Prêmio de Melhor Ator (Anthony Hopkins)
Sinopse: Oxfordshire, 1958 - Com a morte de seu antigo proprietário, Lorde Darlington, sua famosa casa de campo, Darlington Hall, é colocada em leilão por seus herdeiros. Ao oferecer o maior lance, Jack Lewis, um antigo parlamentar americano, agora aposentado, passa a ser seu novo proprietário. James Stevens, mordomo da enorme mansão há mais de 25 anos, é mantido em seu cargo.
Este, recebe uma carta de Mary Kenton, uma antiga e eficiente governanta, na qual ela demonstra o interesse em voltar a trabalhar em Darlington Hall, 20 anos depois de ter saído para se casar. É que ela acaba de se separar do marido, Tom Benn.
Como sua família ainda se encontra nos Estados Unidos, Lewis sugere a Stevens que tire alguns dias de folga, oferecendo-lhe um de seus carros para que ele possa viajar. Aceitando a sugestão, ele deixa Oxfordshire e segue em direção à Clevedon, na costa oeste da Inglaterra, onde se encontra Mary, com a intenção de trazê-la para novamente ocupar o cargo de governanta. Enquanto viaja, repassa em sua memória o tempo em que Mary esteve em Darlington Hall:
1935 - Com excelentes referências, Mary é admitida como governanta, mas Stevens a trata com frieza e de forma ríspida. Na época, tendo convencido o Lorde Darlington a admitir seu pai como copeiro, cargo subordinado à governanta, Stevens proibe Mary de chamá-lo de William, obrigando-a a chamá-lo de Sr. Stevens Pai. Este, já idoso e com a saúde abalada, não dá conta de suas atribuições, o que faz com que Mary esteja sempre entrando em atrito com Stevens, que se nega a admitir a ineficiência do pai.
Uma semana antes de Lorde Darlington promover uma importante conferência internacional, que contará com a presença de líderes ilustres, tais como o francês Dupont D'Ivry e o parlamentar americano, Jack Lewis, William cai ao carregar uma bandeja repleta de cristais, durante uma reunião preparatória para a conferência.
Preocupado que ele volte a dar vexame quando das presenças dos líderes internacionais, Lorde Darlington pede a Stevens que remaneje seu pai para serviços de menor importância. Embora não admita, o mordomo-chefe passa a admirar Mary por sua enorme eficiência na realização de suas tarefas.
A conferência é marcada por uma posição do anfitrião a favor do rearmamento da Alemanha que, segundo ele, precisa ser livre e forte. Tais colocações preocupam Dupont D'Ivry e Jack Lewis, que chega a colocar que a Inglaterra está cometendo um erro ao tratar os problemas internacionais de forma amadorística. Na última noite da conferência, William morre, ocasião em que Mary assume todas as providenciais iniciais, a fim de que Stevens possa continuar a dar toda assistência aos conferencistas. Tal atitude faz com que ele a admire ainda mais.
Em suas folgas, Mary passa a se encontrar com Tom Benn, mordomo de Sir Geoffrey Wren, um importante líder político inglês. Depois de algum tempo, ele a pede em casamento.
1938 - O nazismo ganha força na Alemanha, enquanto Lorde Darlington continua a promover reuniões entre líderes ingleses, como o 1º Ministro e o Lorde Halifax, com autoridades alemães, inclusive seu Embaixador. É nesse ano que Mary pede demissão de seu cargo, a fim de se casar com Tom Benn.
Voltando a 1958, Stevens chega finalmente à Clevedon, onde se encontra com Mary. Ambos falam dos bons tempos vividos em Darlington Hall. Na oportunidade, ela lhe informa que, infelizmente, não vai poder reassumir o cargo de governanta porque acaba de tomar conhecimento que sua filha, Catherine, encontra-se grávida. Para ela, é mais importante dar assistência à filha e poder acompanhar o crescimento de seu neto. Após se despedirem, Stevens inicia sua viagem de volta à Darlington Hall.
Elenco: